Early Christian Creeds – J.N.D. Kelly | Book Review

Esse texto oferece um “book review” ou resenha do livro Early Christian Creeds do teólogo britânico John Norman Davidson Kelly. Embora tenha sido publicado há mais de 70 anos atrás, esse livro continua sendo citado em publicações teológicas e usado em salas de aula de teologia ao redor do mundo. Isso demonstra que esse livro é um “clássico” na área de teologia, além de ser um excelente recurso para qualquer cristão interessado em saber mais sobre a história do desenvolvimento e uso dos credos da Igreja Cristã.


Book Review no YouTube. (Clique aqui para assistir no YouTube.)

O livro Early Christian Creeds oferece uma análise histórica do desenvolvimento e uso dos credos cristãos nos primeiros séculos da Igreja Cristã. Esta análise inclui fórmulas confessionais desde o tempo dos apóstolos no primeiro século até as fórmulas oficiais da Igreja em uso no final do primeiro milênio da era cristã.

O livro inicia apontando para as fórmulas que são encontradas no Novo Testamento, aspecto de muita importância porque demonstra que as fórmulas trinitárias desenvolvidas e usadas até hoje nos credos não são meras invenções dos pais da Igreja mas refletem o ensino que encontramos em nossas Bíblias. Além da clássica passagem trinitária da comissão dos apóstolos no final do evangelho de Mateus, Kelly aponta para algumas passagens cruciais para o ensino da Trindade, principalmente nas cartas do apóstolo Paulo, tais como:

“[Vocês] foram lavados do pecado, separados para pertencer a Deus e aceitos por ele por meio do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus.”‬‬

1Coríntios 6:11, NTLH

Além disso, o livro também mostra que os primeiros credos usados na Igreja primitiva não eram “credos declaratórios” como nós temos hoje em dia, mas sim eram fórmulas usadas na instrução dos catecúmenos nos primeiros séculos da Igreja. Em outras palavras, eram confissões de fé usadas no ensino de pessoas que queriam se tornar cristãs por meio do Batismo. Assim, estas primeiras fórmulas confessionais eram relacionadas com ao rito do Batismo desses catecúmenos, onde apareciam em forma de perguntas, tais é relatado em um tratado teológico do quarto século, onde o autor lembra o seu leitor da fé na qual ele havia sido batizado dizendo,

“Você foi perguntado, ‘você acredita em Deus o Pai todo-poderoso?’ Você disse, ‘eu acredito’, e você foi imerso [na água], isto é, foi sepultado. Novamente, você foi perguntado, ‘você acredita no nosso Senhor Jesus Cristo e na cruz dEle?’ Você disse, ‘eu acredito’, e foi imerso. Então você foi sepultado juntamente com Cristo; pois aquele que é sepultado juntamente com Cristo ressuscita de novo com Ele. Uma terceira vez você foi perguntado, ‘você acredita também no Espírito Santo?’ Você disse, ‘eu acredito’, e uma terceira vez você foi imerso, de uma forma que a sua tripla confissão apagou as múltiplas falhas da sua vida anterior [ao batismo].”

De Sacramentis, citado em Early Christian Creeds, Kelly, p. 37. Tradução minha.

Em outras palavras, a fórmula confessional na igreja primitiva tinha a forma de perguntas sobre a fé no Deus Triuno, e uma vez que o candidato confessasse a sua fé em resposta a essas perguntas, elas então eram batizadas e recebidas como novos membros da Igreja.

Esse livro também mostra como estas fórmulas serviam como resumos da mensagem central da fé cristã, e dessa forma se tornaram as primeiras normas de ensino da Igreja primitiva, ajudando na formação do que foi chamado por pais da Igreja como Santo Irineu de regula fidei, isto é, a “regra de fé”, a qual era tida como sido entregue pela igreja desde os tempos dos apóstolos.

Um dos aspectos mais legais desse livro é, na minha opinião, que o autor dedica um capítulo do livro para apresentar várias fórmulas dos credos primitivos, tanto da igreja do Oeste como do Leste. Assim, esse livro te dá acesso a várias fórmulas de fé de igrejas locais que eram usados na Igreja primitiva, tanto em latim como em grego.

Uma dessas fórmulas é a escrita pelo Concílio de Nicaea em 325, a qual eu reproduzo aqui:

Early Christian Creeds, p. 215-216.

Esse aspecto faz desse livro um material muito rico, especialmente em relação à história do desenvolvimento dos credos que até hoje nós confessamos na Igreja.

Outro detalhe muito bom do livro é a contextualização de Concílios fundamentais na história da fé cristã, como é o caso do Concílio de Nicaea e a formulação do Credo Niceno. O livro desenvolve o que levou a igreja a convocar concílios e fixar credos oficiais para combater heresias como o Arianismo. Um detalhe legal dessa contextualização é que o livro explica a importância de termos como o termo grego homoousios (ὁμοούσιος) que significa “mesma substância”, o qual foi usado pelos 318 bispos reunidos em Nicaea para defender a divindade do Filho de Deus no concilio de 325.

O livro ainda continua mostrando como o Credo Niceno veio a ser usado como fórmula oficial da Igreja, bem como o surgimento do Credo Apostólico e o seu uso na Igreja de Roma como credo oficial.

De uma forma geral, esse livro é excelente! Eu recomendo ele para qualquer pessoa interessada em saber mais sobre os credos cristãos. Infelizmente, ele nunca foi traduzido para o português, e para tirar proveito de todo o conteúdo—como as fórmulas em latim e grego—você precisa ter pelo menos um conhecimento básico dessas línguas.

Se você gosta de patrística, esse é um livro que você tem que ter na sua biblioteca. Se você pensa em comprar, você pode clicar nos dois links aqui embaixo que vão te encaminhar para o site da Amazon no Brasil, que foi o único lugar que tem o livro à disposição para venda no Brasil.

Esse foi o meu review do livro Early Christian Creeds do John Norman Davidson Kelly. Obrigado por ler esse review e assistir o vídeo no YouTube. Até o próximo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s