Voltando à Escravidão

Loucura? Tolice? Desespero?

O que levaria alguém que foi libertado querer retornar à sua escravidão?

Pensar sobre isso não faz muito sentido para mim. Não consigo entender o porquê alguém desejaria se tornar um escravo após ser libertado.

No entanto, isso acontece.

Um caso muito claro disso aconteceu no Êxodo do povo de Israel. Após décadas de escravidão, YHWH liberta o povo cativo através de sinais incríveis, os quais culminam na travessia do Mar Vermelho e a destruição do exército egípcio.

Conforme relatado no livro de Êxodo, logo após tudo isso acontecer e o povo ver o poder de YHWH para libertar eles, o povo reclama que Deus havia libertado eles, e desejam que nunca tivessem deixado de ser escravos.

O motivo? Na escravidão eles tinham acesso a um certo tipo de comida que no deserto eles não tinham.

Sim, um povo escravizado por gerações é libertado e um dos primeiros pensamentos que eles tiveram foi desejar voltar à escravidão.

Infelizmente, essa atitude não é vista somente na história do povo de Deus quando eles foram libertados do Egito. Essa atitude permanece presente até hoje em meio ao povo de Deus.

Assim como o povo de Israel, nós também nos encontramos escravizados pelo diabo, pela morte, pelo nosso pecado. Somente através da ação de Deus que podemos ser libertados e deixar de sermos escravos.

Esse ato de Deus aconteceu na morte e ressurreição de Jesus Cristo, e hoje se concretiza para mim e para você através do Batismo.

No Batismo, nós somos libertados da mesma forma que o povo de Israel foi libertado da escravidão do Egito. Isso porque da mesma forma que Deus trouxe liberdade e uma nova vida em comunhão com ele para o povo de Israel através da travessia do Mar Vermelho, assim também ele faz comigo e contigo por meio das águas do Batismo.

No entanto, o problema permanece: queremos voltar à nossa escravidão.

Assim como Israel quis retornar ao Egito, nós também queremos retornar para o poder do diabo, para o nosso pecado, e para o poder da morte.

“Como assim?”—você deve estar se perguntando—“Claro que eu não quero retornar ao poder do diabo e ser escravo dele! Como eu faria algo assim?”

Isso acontece quando somos libertados mas não queremos deixar a vida de escravidão que tínhamos antes de sermos libertados por Deus.

Gostamos da ideia de sermos livres, mas não gostamos da ideia de termos que desistir da nossa vida em pecado. Queremos continuar praticando aquele “pecado favorito do final de semana” que tanto nos satisfaz.

E, simples assim, rejeitamos a vida em liberdade conquistada por Deus em Cristo para voltar à nossa escravidão.

Tenham cuidado para não retornarem à sua escravidão sob o poder do diabo, da morte, e do pecado.

Vivam a liberdade que Deus conquistou e deu para vocês em Cristo.

Fica o convite para ouvir o Teologia 18+ para mais reflexões. É só clicar no link: https://anchor.fm/teologiadezoitomais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s